terça-feira, 15 de março de 2011

DEPOIS DA ESTREIA #1 - DOCE VINGANÇA

I spit in your grave- Doce vingança
Genero : Terror
Duração : 107 minutos
Ano de Lançamento: 2010
Diretor: Steve R Monroe
Elenco: Sarah Butler, Jeff Branson, Andrew Howard, Daniel Franzese

***** ATENÇÃO, CONTEM SPOILERS DO COMEÇO AO FIM *****

"I spit in your grave" ou "Day of the woman ", filme de Meir Zachi, conta uma historia extremamente agressiva e escatológica, conta a história de uma jovem nova iorquina que se retira em uma casa no campo para escrever um romance, e nesse ínterim , sofre de estupro para depois vingar-se de maneira cruel e sanguinária de seus estupradores. Nesta sexta-feira (11/12) estreou nos cinemas brasileiros a refilmagem "Doce Vingança" - de mesmo nome (em ingles) que o original (o primeiro no Brasil foi batizado de "A vingança de Jennifer").

Ao assistir o filme de 1978, o começo não tem nada de inovador, a jovenzinha vai a casa isolada na floresta, se "insinua" aos "capiais" (pelo menos na visão deles), nada nua no rio, passeia de biquíni pela mata... Isso tudo antes de "Sexta-feira 13"- 1981. Entre os fatos interessantes do filme - super datado por sinal - estão o título no Brasil - esclarecedor e com um spoiler gigantesco, uma arma jogada em uma gaveta e a costumeira mania de subestimar o morador do campo - principalmente do espectador ao achar que jamais o "caipira" poderia prejudicar o homem urbano. Apesar dos estereótipos de personagens - os estrupadores - o filme tem bons méritos. É semi-pornográfico sim, tem violência extrema também e roteiro ralo, mas por incrível que pareça tanto a nudez quanto a violência estão muito bem encaixadas, e salvo a primeira morte do filme, em que a protagonista puxa uma corda entre as árvores para enforcar uma de suas "vítimas", todas são muito bem feitas apesar delas serem "na água" - a primeira numa banheira - Jenniferpassa um facão nas *#$ do rapaz, ele nem percebe, fala que a dor o está excitando e só percebe o apuro quando vê o sangue na água, nisso Jennifer já saira do banheiro e o trancou - tudo isso depois dela fingir que estava excitada com ele.

O filme pode até ser considerado de mau gosto, mas a idéia de uma mulher estuprada revidar dessa maneira a violência que sofreu é muito boa, e justiça com as próprias mãos é um assunto que já rendeu muito no cinema. Quando fui ver a refilmagem, sofri um misto de apreensão e quase certeza de que veria um fiasco como quase todas as outras refilmagens de filmes de terror que vi ultimamente.

Este "Doce vingança", diferente da minha maior expectativa faz jus ao original, mesmo tendo um formato mais de "horror teen" como os atuais "Saw- Jogos mortais", só que muito superior. Meir Zachi diretor do original produziu o filme, que foi até bem fiel, mas não como mera cópia. A protagonista, assim como Camille Keaton (a Jennifer original), Sarah Butler também não compromete. Mas os erros em ambas as partes são bem parecidos. Se no filme de 78 os estupradores são extremamente estereotipados, aqui eles são urbanos demais em comparação aos caipiras do primeiro, perde um pouco do "não levar fé" que eles fariam isso, e se Jennifer o primeiro já era forte, aqui ela é rainha das amazonas, ela imobiliza dois homens quase simultaneamente, e os tortura - de uma maneira que só um nazista conseguiria - depois nocauteia outro homem e o amarra a correntes, para arrancar os dentes e depois castrá-lo, além de no final, atacar um policial armado na parte de trás do carro - coisa que nem o Chucky(brinquedo assassino) conseguiu direito - tudo para ...bom ai já é spoilerdemais. Tudo isso ela faz e ainda mantém o cabelo e maquiagem impecáveis, isso sim é ser psicopata, sobreviver a dois estupros é tranqüilo, perto de conseguir manter uma aparencia de modelo num casebre que não tem espelho ou papel higiênico. Isso tudo colabora com a pergunta que rola durante o filme, se Jennifer já podia fazer isso tudo, por que permitiu que os outros personagens a violentassem?

Bom, de qualquer forma para quem não tem medo de sentir nojo, de ver assassinatos sangrentos e criativos, clichês mil, e quer desligar o cérebro ir ao cinema e ver um filme de terror decente, se divertirá muito mais com este aos lançados recentemente "a hora do pesadelo" -2010 e "sexta-feira 13"- 2009. Mentirada, escapismo, tortura e não é o James Bond de Daniel Craig.

Nenhum comentário: